terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Iemanjá - óleo sobre tela

Iemanjá - óleo sobre tela - 2012 - 120x80cm
Mais outra obra que confirma o grande talento da artista, ao retratar um pouco da religiosidade brasileira. Esta homenagem à Iemanjá, esta deusa abrasileirada, raínha das águas. Um belo trabalho em traços estilísticos contemporâneos que dão mais vida e mais receptividade à obra.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O menino flautista

oil on canvas - 2013 - the flutist boy
Outro brilhante trabalho da artista Aurea Seganfredo. Esta produção excerbada, abstraída e desproporcional de um menino e sua flauta, com cores contrastantes retratam magnificamente a atmosfera de um músico num dia de festa. Cores alegres numa obra cujo personagem parece querer sair da tela e nos contagiar. A arte é antes de tudo um processo terapêutico, para o artista e para quem admira o resultado.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mais um da série "Casais Enamorados"

Oil on canvas - Couple in love - 2012
Poderia até ser menos sincero socorrendo-me com uma frase de efeito, mas digo: surpreende-me a forma como Áurea Seganfredo trata suas produções. Não importa muito o tema e os personagens retratados, a artista põe em suas obras o mesmo trato profissional. Este e outros trabalhos com casais enamorados robustos, com apenas uma leve inspiração num estilo Botero, adaptado ao de Áurea, trazem algo novo e que encanta. São retratos do amor em ângulos diferentes, para serem vistos, revistos e admirados.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Natureza morta em arte abstrata - 2012

oil on canvas - 2012
Ousadia. Mais que tudo nesta obra de Áurea, imperou o seu espírito ousado em criar algo realmente novo. Manteve a temática tradicional, uma natureza-morta, num estilo contemporâneo: a abstração e a pop-art. Objetos retratados quase que matematicamente, em contornos geométricos, retas, curvas e contornos. Harmonosiamente bem colocados, os alimentos são vistos sob uma ótica diferente. Um excelente trabalho desta grande artista.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Óleo sobre tela - 2013


oil on canvas - 2013
Eis mais um quadro da "série" - Coffee Art - de Áurea, quase gêmeos, mas cada qual em sua beleza individual. Uma personagem retratada como uma dama muito bem vestida em seu passatempo inocente de passar os dedos sobre as contas do colar. Talvez aguarde alguém que está prestes a chegar, quem sabe? Uma peça rica e que não só enfeitaria uma parede de um bar-café, mas também uma linda sala. Traços suaves, cores harmoniosas e elegância numa tela muito bonita.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pop Art - 2013

oil on canvas - 2013
Não é fácil ser completamente original, não no processo criativo do artista, mas na forma de comentar uma obra. Sem paralelos que nos dêem suporte, ficamos, muitas vezes, sem chão, mudos, mas de perplexidade. Nesta tela em especial, os traços e a personagem me fazem lembrar cartoons de revistas dos anos 60, ou pôsters que adornavam paredes de cafés em algum país europeu, tanto que encontrei algo semelhante em estilo sob o nome de "Coffee Art". Pois que seja, neste óleo sobre tela fantástico, Áurea mantém seu traço contemporâneo, sempre em busca do novo, do atual. Um belíssimo trabalho desta grande artista.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Fantasia surreal

oil on canvas - 2012
Há quem se satisfaça, dentro do desejo ou da limitação de cada um, em  apenas ficar observando uma obra de arte. Eu já gosto de tentar ir além da estética visual primeira que se nos apresenta uma tela bem feita. Neste caso em particular, o quadro força minha mente a ir buscar nos confins da memória, muitas vezes enganosa, algo similar e que me dê segurança na interpretação. Sei que parece um pouco exagerado de minha parte. Já vi centenas de milhares de imagens surreais e nada que me venha serve de ajuda. Estas espécies de flor, gigantescas, revelando um tipo esdrúxulo de guloseima, o personagem geométrico com uma das mãos se derretendo, os tons contrastantes e o azul sombrio beira o desconforto de um sono mal dormido. Uma linda tela que, com certeza, despertará o interesse sempre criativo de quem a analisar. Genial.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Máscaras

oil on canvas - 2012
Esta tela está em exposição permanente no Centro Cultural de São Miguel do Oeste, SC. Segundo a artista, foi uma encomenda para retratar as atividades artísticas do Centro, no caso, o teatro. Rompendo com as tradicionais faces simbolizando gêneros teatrais, tragédia, comédia e drama (e farsa), a artista mesclou os gêneros numa só face abstraída e dois dos gêneros são identificadas no delicado traço das bocas. Uma obra rara e muito original.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aula de canto

oil on canvas - the singer on music class
Mais um trabalho feito sob encomenda do Centro Cultural de São Miguel do Oeste, SC. No caso para retratar as aulas de canto que são dadas no local. A personagem do quadro com formas robustas como as das famosas sopranos de canto lírico. Um trabalho com traços coloridos e modernos, numa obra contemporânea e muito bem feita.